A Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa executa um trabalho no sentido de sanar problemas advindos de questões relacionadas a litígios de divisas territoriais dos municípios. Em várias localidades esses problemas existem há anos. Em muito dos casos foram tomados como pontos de referência para a delimitação pontos geográficos, através de levantamento feito pelo exército ainda no ano de 1950.

Como se sabe os municípios de Cavalcante (GO) e de Paranã (TO) discutem a soberania numa área de divisas. A indefinição traz problemas com a prestação de serviços das prefeituras na manutenção de estradas, escolas e outros benefícios.

Para discutir esse assunto o prefeito Vilmar Souza Costa – Vilmar Kalunga (Cavalcante) esteve na Associação Goiana de Municípios, em Goiânia, buscando informações quando foi acompanhado por técnicos da entidade ao Instituto Mauro Borges, encarregado de elaborar estudos sobre o assunto nos 246 municípios goianos. Na ocasião o prefeito foi recebido pelo Gerente de Dados e Estatísticas do IMB, Evando Fernandes, o qual lhe ofereceu todas as informações necessárias.

Como resultado dessas articulações decidiu-se pela realização de uma reunião ainda nesse mês na cidade de Cavalcante com as participações dos prefeitos dos dois municípios e representantes das famílias que residem na região em litígio.

O Prefeito Vilmar Kalunga diz que é importante definir essa questão o mais rápido possível e, como profundo conhecedor do problema já que é filho da região, defende que a área fique sobre o domínio de seu município.

 

|Assessoria de Comunicação da AGM

  17/08/2021