Adolescente do Município Cavalcante-GO, integra Comitê de Participação de Adolescente de Goiás – CPA/GO.
Última atualização em 02 dezembro 2020 às 00h00

Safira Rodrigues dos Santos Rosa, cidadã Cavalcantense, Kalunga, nascida na região do Vão de Almas, é a nossa representante no Comitê de Participação de Adolescente de Goiás – CPA/GO, uma ação que coloca o/a adolescente como protagonista infanto-juvenil no que compreende a elaboração de Política Públicas voltadas à atenção aos direitos da criança e do adolescente.
Safira, 14 anos, foi indicada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Cavalcante-GO – CMDCA, e foi empossada junto aos demais indicados, para a gestão 2021/2022, no dia 03 de novembro de 2020, em uma cerimônia virtual na qual teve a participação da Secretária de Desenvolvimento Social do Governo de Goiás, Lúcia Vânia, bem como a Superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, da SEDS, Valéria Machado; a Gerente de Políticas Públicas da Juventude, da SEDS, Cejane Ribeiro; o Gerente da Criança e do Adolescente, Wilson Silva; a Coordenadora do Comitê de Participação dos Adolescentes de Goiás, Paula Beatriz; e os adolescentes de diversos municípios do Estado, que no total serão 80 que irão compor o Comitê.
De acordo com a Secretária Lúcia Vânia, “O Comitê, para o qual estão sendo indicados alguns goianos, dá a oportunidade de crianças e adolescentes serem não apenas ouvidos, mas, também, que participem ativamente dos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação de políticas públicas a eles direcionadas”.
Além desta grande e importante conquista, Safira foi selecionada e aguarda recursos de outras instituições, para ser titular no Comitê Nacional de Participação de Adolescente.
Não somente a Safira é o nosso destaque nesse mês de novembro. Sua irmã, Gabriela Rodrigues dos Santos Rosa, 11 anos, teve uma ilustre participação na mesa de abertura da XI Conferência Nacional da Criança e do Adolescente na quinta-feira, dia 26 de novembro de 2020, que juntas cantaram uma música em homenagem ao evento.
A Conferência deste ano teve como tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, tendo sido a Gabriela porta voz das crianças na composição da mesa de abertura.
Discutir sobre este tema se faz necessário pelo fato de que, apesar dos avanços que tivemos com a promulgação da Constituição Federal e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em que é assegurado à criança e ao adolescente prioridade absoluta na garantia de seus direitos, ainda é um desafio muito grande, pois, evitar o retrocesso e criar políticas públicas que visem ampliar o acesso aos seus direitos, bem como a proteção integral, levando em consideração as diversidades e particularidades que cada criança ou adolescente possui, é um trabalho constante.
E ainda, com a pandemia da COVID-19 que teve início em março de 2020 e perdura até os dias atuais, sem uma previsão exata de quando será iniciada a imunização, tem tornado ainda mais preocupante e urgente a discussão deste tema, visto que, como uma das medidas de segurança é o isolamento social, as crianças e adolescentes se tornaram ainda mais vulneráveis, pois perderam seus contatos de confiança mais comuns, como por exemplo, os Professores.
Pela primeira vez as crianças e adolescentes terão voz nesse palco, e Safira e Gabriela serão a voz do nosso Município.
A abertura da Conferência ocorreu de forma online, vale a pena assistir. Entre no link: https://www.youtube.com/watch?v=gf-f_SN2qQE&feature=youtu.be e confira.
Fonte: