Lúcia Vânia entrega primeira ponte em Teresina de Goiás
Última atualização em 30 dezembro 2017 às 00h00

Após os temporais, Lúcia Vânia (PSB/GO) viabilizou socorro à população dos dois municípios. A parlamentar intermediou audiências em toda Esplanada dos Ministérios. Por meio do Ministério da Integração Nacional, especialmente a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a Senadora conseguiu o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, já decretado pelos municípios e pelo Estado de Goiás.
Essa ação permitiu o desbloqueio de recursos federais, entre eles, os destinados para a reconstrução das pontes que fazem ligação entre as duas cidades.
A nova ponte teve um investimento de mais de R$ 700 mil, o que corresponde a 30% dos valores que serão liberados para Teresina de Goiás. O total de recursos investidos nos dois municípios, para a reconstrução dessas pontes pela Defesa Civil, é de quase R$ 4 milhões. “É com muita alegria que vislumbro a concretização do trabalho desenvolvido no último ano. A quebra do isolamento dessas comunidades é um passo primordial para que sejam alcançadas as políticas públicas do Governo”, reforçou a Senadora referindo-se a comunidade Kalunga que vive no local.
Para o Prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda (PSDB/GO), é um alívio. “Muitos Kalungas dependem dessa passagem para conseguir chegar a cidade. E com a ajuda e esforço de toda a população, juntamente com as autoridades, como a Senadora Lúcia Vânia e o Deputado Federal Marcos Abrão, conseguimos, em tempo recorde, entregar essa ponte que faz ligação entre a comunidade e a cidade de Teresina”.
Para a dona Domingas, 64 anos, moradora da comunidade Kalunga, a ponte é motivo de felicidade. “Quando a ponte caiu ficamos sem socorro, as crianças não tinham como chegar às escolas que ficam na cidade. Agora, com a construção da ponte de concreto, tudo mudou. Agora temos socorro, a ambulância consegue chegar.”
Estiveram presentes no evento, além da Senadora Lúcia Vânia, o Deputado Federal Marco Abrão(PPS/GO), o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) Luiz Stival, o Prefeito de Teresina Josaquim Miranda, o Prefeito de Cavalcante Josemar Freire (PSDB/GO), o Prefeito de Colinas do Sul (PR/GO) Adriano Passos e lideranças locais.
Outra intervenção da parlamentar nos municípios foi de atender às famílias que perderam as suas casas no mesmo período. Por meio de audiências no Governo do Estado, juntamente com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, foi viabilizada a construção de 27 novas moradias. “Solicitei ao Governo que fossem construídas casas no padrão exigido pelas comunidades de maneira a fortalecer a cultura e a tradição desse povo”, enfatizou.
A senadora não pôde deixar de parabenizar o empenho das primeiras damas das cidades de Teresina e Cavalcante, Isabel Lustosa e Maria de Jesus, pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI, o qual vem resgatando as crianças das comunidades, principalmente as Kalungas, do trabalho infantil. “O maior presente que uma mãe pode dar ao filho é a escola, porque o estudo é o futuro, não só das crianças, mas do país.
Em Cavalcante, Lúcia Vânia acompanhou o Deputado Federal Marcos Abrão para a entregada de duas retroescavadeiras que serão usadas para construir o acesso às comunidades, construção de tanques para a criação de peixes e na reforma das estradas da cidade. “Eu agradeço ao Deputado e à Senadora por terem me tirado da poeira”, disse o operador de máquinas pesadas Elmar Aguiar de Sousa, 46 anos.
Alto Paraíso de Goiás;
A senadora Lúcia Vânia esteve presente, na mesma ocasião, em Alto Paraíso de Goiás, para visitar as 27 casas esquipadas com o Sistema Fotovoltaico. Em 2015 foram feitos estudos pela equipe técnica da Agehab para inserir o Sistema no município. O Projeto foi reconhecido internacionalmente como pioneiro a aplicar o sistema em casas populares.
Houve a entrega da certificação dos beneficiados selecionados para receber o treinamento de trabalho nas alturas e energia, NR10 e NR15. Esses beneficiados irão participar da instalação do equipamento em todas as casas do empreendimento. “A ideia é dar uma nova opção de tecnificação para os beneficiários e difundir a tecnologia para todo o Estado de Goiás”, disse o diretor técnico da Agehab, Marcel Bruno.
Serão 40 unidades habitacionais do Programa Sub 50 II. Um programa de parceira do Governo Federal, Estadual, e Municipal. O município entra com a área e a execução, como o sistema de tratamento de esgoto, o Governo Estadual entra, em contrapartida, com o Cheque Moradia e o Governo Federal com os recursos financeiros.
Fonte: Gabinete da senadora Lúcia Vânia