Política pública garante dignidade menstrual a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Cavalcante, por meio da Secretaria da Igualdade Racial e da Mulher, está mobilizando a comunidade para divulgar o Programa Dignidade Menstrual, uma política pública nacional que garante o acesso gratuito a absorventes higiênicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação visa ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos e facilitar o acesso ao benefício, especialmente para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes deixam de frequentar a escola ou outras atividades por falta de itens de higiene menstrual.

Como acessar o benefício?
1. Baixe o aplicativo Conecte SUS no celular;
2. Acesse o Programa Dignidade Menstrual no aplicativo;
3. Gere e imprima a sua Guia de Acesso;
4. Leve a guia e um documento com foto até a Farmácia Max, em Cavalcante.

Além disso, a Secretaria de Igualdade Racial e da Mulher também é um ponto de apoio para a retirada dos absorventes distribuídos pelo programa estadual Goiás Por Elas, fortalecendo a rede de acesso local.

Informação acessível para todas

Para facilitar a orientação da população, a Prefeitura lançou nas redes sociais a campanha A Jornada de Lili: Absorvente é Direito!, com linguagem jovem e acessível. A série de imagens ilustra, de forma simples, como aderir ao programa e garantir esse direito.

A campanha reforça a importância de combater a pobreza menstrual e garantir que nenhuma menina ou mulher deixe de viver plenamente por falta de itens básicos de higiene.

Um direito, não um favor

A menstruação não pode ser um obstáculo à educação, ao trabalho ou à vida social. Absorvente é saúde, é dignidade, e o acesso gratuito é um direito garantido pelas políticas públicas.

A Prefeitura segue comprometida em divulgar, orientar e facilitar o acesso da população a seus direitos.

Compartilhe essa informação. Fortaleça o direito à dignidade menstrual.